15.07.2015

Turismo Sustentável: O passaporte verde para suas férias

Américas, Brasil

Atualmente, é comum ouvirmos falar em sustentabilidade sob várias óticas, tais como na agricultura, nas cidades e, principalmente, nas empresas. Mas você já ouviu falar em turismo sustentável?

O turismo sustentável é aquele que atende às necessidades dos turistas, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. Além de gerar emprego e renda, benefícios sociais e preservar o meio ambiente, as práticas do turista sustentável vão desde o planejamento até o meio de transporte utilizado.

Turismo Sustentável
Malas prontas, roteiro definido e pé na estrada. Muitos brasileiros aproveitam os meses de férias para conhecer novos lugares. De avião, ônibus, carro, trem ou jangada, lembre-se: assim que você colocar os pés no destino, já está interagindo com o meio ambiente e a cultura locais.
Assim como a escolha pelo turismo sustentável impacta positivamente na economia e no meio ambiente locais, o mau comportamento do turista pode causar consequências irreversíveis, como o esgotamento de recursos naturais e a descaracterização do patrimônio cultural e social. Quando um destino começa a perder seus encantos, você já sabe o fim da história: é abandonado pelos viajantes em busca de um novo paraíso.

A ideia principal do turismo sustentável é assegurar que os lugares turísticos não percam sua identidade e mantenham seu ambiente natural preservado.

 Dicas para uma viagem consciente
– Dê preferência para roupas leves, que não precisam ser passadas. Assim, você reduz o consumo de energia;
– Prefira hotéis que fiquem próximos aos locais que deseja conhecer. Aproveite para caminhar, andar de bicicleta, patins, entre outros. Além de poluir menos o ar, você contribui para sua saúde e seu bem-estar;
– Leve com você uma garrafa de água reutilizável. Desta forma, você gera menos resíduos;
– Desligue tudo da tomada: cafeteiras, computadores, celulares, secadores de cabelo. Mesmo em “stand by“, os aparelhos continuam consumindo energia.
O estado do Mato Grosso tem como peculiaridade acolher em seu território três dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Floresta Amazônica e Pantanal. Ao mesmo tempo, é em Mato Grosso que estão as nascentes das duas maiores bacias hidrográficas do continente: Amazônica e Platina. Com tais atributos naturais, o estado apresenta uma ampla diversidade de paisagens e de espécies de fauna e flora, favorecendo a prática do ecoturismo no Brasil.
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui!