03.06.2017

O que fazer em Rovanieme

Dicas de Viagem, Europa, Finlândia, Viagem com Crianças

Sempre sonhei em ver a Aurora Boreal, mas o fenômeno natural é apenas uma das atrações e atividades para se fazer em Rovaniemi. Como esse fenômeno  depende das condições climáticas, vá preparado para se decepcionar (como eu) e com outras atividades em mente. A maioria dos passeios são ao ar livre, por isso é preciso estar preparado com roupas para temperaturas de  – 10 a -20º Celsius. A  luz do dia dura pouco, quando estive lá em Dezembro amanhecia por volta das 10:00 e começava a escurecer por volta das 13:00 (hora de começar o Happy Hour hehe).

Então vamos aos passeios:

Vila do Papai Noel

A vila do Papai Noel é onde fica a casa do Papai Noel, Joulupukki em finlandês. Aqui tem como andar em treno de renas, comer em algum  restaurante e comprar lembrancinhas. Aqui também se encontra o correio do Papail Noel onde pode se comprar e enviar postais com o carimbo do Polo Norte.

No  Santa Claus Village é exatamente onde passa a linha imaginaria do Circulo Polar Ártico.

Você também pode enfrentar uma fila de uma hora (dependendo da época do ano) para comprar um certificado que você atravessou o circulo polar ártico e carimbar o passaporte.

Como fomos no Natal podemos presenciar o Papai Noel saindo para entregar os presentes.

Dia 23 de Dezembro é o grande dia, o Papai Noel e seus ajudantes se reunem na vila do Papai Noel e se preparam para sair pelo mundo entregando os presentes. Depois de um pequeno show Papai Noel deixa a Lapônia em seu treno, confesso que esperava mais desse show, mas não deixou de ser emocionante, afinal, eu estava na Lapônia a terra do Papai Noel de verdade hehe

 

Passeio de snowmobile

Uma viagem para Rovaniemi precisa incluir um passeio de snowmobile.

Com direito uma pausa para caminhar na floresta congelada.

Visita a Fazenda de Renas e cultura Sami

Essa é uma das atrações de Rovaniemi que você não pode deixar de visitar. Vá conhecer a fazenda, entender como é feita a criação dos animais e como as renas são importantes para o povo que vive no polo norte. Você sabia que existem mais renas vivendo na Lapónia do que pessoas? Essa e outras histórias sobre o povo Sami você vai descobrir durante a visita a uma fazenda de renas.

Ande em um trenó de renas e receba sua carteira de motorista para trenó.

Além do contato com as renas, o passeio também inclui uma visita a uma tenda Sami para escutar as histórias e músicas desse povo nômade. Os sami constituem o único povo indígena da Escandinávia e são reconhecidos sob as convenções internacionais dos povos indígenas. Sua população atual é de cerca de 80 mil, sendo que 50 mil vivem na Noruega.

As atividades tradicionais dos sami são a caça, pesca, agricultura e criação de renas.

Passeio de trenó de Huskies

O uso dos cachorros em trenós é uma tradição na Lapônia e você pode experimentar essa atividade em Rovaniemi. Existem várias fazendas ao redor da cidade onde você pode aprender como eles são treinados e fazer um passeio de trenó.

Além dessas tem inúmeras outras atrações que podem variar de acordo com a época do ano.

 

 

 

Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui!
Topo