11.12.2016

Rovaniemi

Europa, Finlândia, Viagem com Crianças

Lapônia é uma das 19 regiões da República da Finlândia e possui apenas 183.775 habitantes (2009), que representam os 3,6% da população do país. Ela faz fronteira com a Suécia a oeste, a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia está ao sul, através do Golfo da Finlândia.

Rovaniemi é a capital e centro comercial da Lapônia  próximo ao Círculo Polar Ártico. Com cerca de 59.000 habitantes é a 13º município finlandês em população.  A cidade é cercada pela floresta boreal e apresenta temperatura média anual de +0.2 °C, tendo registrado –47.5 °C, sua mínima absoluta, em 28 de janeiro de 1999.

Pela sua situação geográfica, é tida pelas crianças ocidentais como sendo a terra natal do Papai Noel.

 

Circulo Polar Ártico

Já ouviu  falar na latitude 66º 32’ 35″?  É justamente por onde passa a linha imaginaria do Círculo Polar Ártico.

Essa linha fica ao norte da cidade de Rovaniemi, passando dentro da Vila do Papai Noel.

Mas afinal, o que é o Circulo Polar Ártico? Além de ser o nome de uma das linhas imaginárias que cortam o nosso planeta em partes,  ela tem 2 caracteristicas dependendo da estação.

Se for inverno, o sol não passa da linha do horizonte durante as 3 a 4 horas que se tem luz natural nessa época é quando aparece a Aurora Boreal. Já no verão, o sol fica o tempo todo acima da linha do horizonte, fazendo com que durante esses meses, não exista noite, até pode ficar menos claro, mas totalmente escuro nunca é quando tem o sol da meia noite.

Quem gosta de recordações pode comprar um certificado que atravessou o Circulo Polar Ártico e carimbar o passaporte.

 

Como chegar

Rovanieme fica aproximadamente 800 km da capital da Finlândia Helsink, uma hora de voo ou 13 horas de trem, o Santa Claus Express. Para que está com tempo super recomendo ir de trem para a aventura ficar completa. Apesar do nome é um trem comum.

 

Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui!